Um Novo Golpe da Nota Fiscal Eletrônica pode prejudicar várias empresas no Brasil

Tempo de leitura: 3 minutos

Nota Fiscal Eletrônica

O alerta foi dado pela agência O Globo, Provedor Terra e Infomoney, sobre o golpe da Nota Fiscal Eletrônica nesse ano de 2018.

Pense por um instante e imagine a situação de sua empresa ao perder todos os seus documentos fiscais e arquivos super importantes, justamente por conta de um vírus que invadiu seu computador?

E para piorar o cenário, você não tiver uma política adequada de backup?

No ano de 2017, o vírus rasomware fez reféns, milhares de empresas pelo mundo todo.

Agora um novo golpe foi identificado e tem relação direta com um dos pontos mais importantes dentro das empresas:  as Notas Fiscais eletrônicas(NFe).

Trata-se da fraude identificada pelo CAIS (Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança) do Governo Federal.

O ataque tem início quando o usuário recebe um e-mail qualquer, que supostamente está entregando uma NFe emitida. Porém, caso esse usuário não esteja atento e preparado, ao clicar para baixar esse documento(Nfe), recebe na verdade um programa malicioso que se instala silenciosamente no computador.

Aproveitamos para lembrar, que esses vírus podem fazer com que todos os seus documentos e arquivos, estejam em mãos criminosas e controlados à distância, onde são criptografados com senha que somente o criminoso pode estar destravando.

Em 2017, esses criminosos estavam pedindo cerca de US$ 300 (algo em torno de R$ 928,00 na cotação atual) por informações roubadas, sem qualquer garantia de que os dados seriam recuperados.

Como podemos nos prevenir desses ataques?

Ao receber Notas Fiscais por e-mail, é muito importante e necessário que o usuário responsável fique muito atento se o arquivo está vindo de um remetente confiável.

É bom observar também, a extensão do arquivo baixando o mesmo para o computador antes de abri-lo (As extensões .EXE, .BAT e .VBS apresentam riscos).

Outro ponto fundamental é manter seu anti-vírus sempre atualizado e com as funções de proteção ativas.

Consulte sempre pela chave de acesso no portal da Secretaria da Fazenda, antes de baixar o arquivo diretamente do e-mail.

Porém, o mais importante é ter um Sistema de Gestão que armazena seus documentos fiscais em local seguro e possibilita fazer as consulta do XML diretamente na Secretaria da Fazenda, como são feitas em nossas soluções.

Essa solução garante o recebimento e a autenticidade de 100% das Notas emitidas contra seu CNPJ.

“A segurança da informação é um dos itens que todas as empresas devem priorizar, principalmente as micro, pequenas e médias, que são as mais vulneráveis aos ataques virtuais.”

Os dados, para estarem seguros, precisam atender a três questões:

  • Confidencialidade
  • Integridade
  • Disponibilidade

A principal dica para prevenir golpes como esses relacionados ao envio de notas fiscais é não depender do e-mail para receber um documento tão importante e profissionalizar o processo com o uso de um Sistema de Gestão.

Se sua empresa tiver alguma situação relacionada à links maliciosos, é preciso entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

Porém caso esteja relacionado à páginas falsas de instituições, entre em contato com: [email protected]

Tornou-se muito importante reportar as fraudes o mais rápido possível, para que outras pessoas e empresas, sejam alertadas sobre as consequências deste tipo de crime.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *